Promotor
Centro Artes Espectáculo de Viseu, Assoc. Cult. Pedag.
Sinopse
Numa iniciativa inédita na história da NANT, arrancamos esta edição com uma noite de peças curtas, em jeito de WARM-UP (aquecimento) para aquilo que virá depois.
As duas propostas a apresentar foram selecionadas através de uma open call lançada a coreógrafos e companhias no Dia Mundial da Dança, em abril passado. Procurámos trabalhos curtos ou excertos, até 20 minutos, com recursos técnicos simples.
O Quê?
Com grande inspiração na boca da peça “Not I” (1972), de Samuel Beckett, “O Quê?” é um solo para pessoas melancólicas e tristes. Num tempo de individualismos extremos em que ninguém se ouve, a incomunicabilidade — tão recorrente em ambientes do absurdo — parece fazer mais sentido do que nunca.
Na vida, falhamos na escuta do outro. No palco, surge a vontade de um encontro entre intérprete e público. Emissor e recetor. Ambos vão tentar comunicar e vão falhar. Apenas um conta a história, um corpo frenético a vomitar o passado e o presente, na expectativa de que alguém o oiça.
Isto não é para Gente, é para Besta!
Alguns dos problemas do tempo das carquejeiras — século XIX e início do século XX — ainda são motivo para sairmos à rua com o punho cerrado. Outros já não têm comparação.
Numa era digital em que assistimos à capitalização dos corpos e à sua hipersexualização, é urgente refletirmos sobre as carquejeiras contemporâneas. Mas devemos também preservar e enaltecer a memória invisibilizada dos “ouriços humanos”, como eram apelidadas as mulheres que, na altura, subiam a antiga Calçada da Corticeira, na cidade do Porto, carregando às costas o peso equivalente ao de 20 televisores Ultra HD.
Por entre repetições, gestos e respirações, a criadora partilha as suas inquietações como mulher, na luta por todas as que estão e as que desejavam estar.
Ficha Artística
O Quê?
15 min. aprox.
público-alvo m/12 anos
Criação Mariana Silva
Interpretação Pedro de Aires
Design de luz Sara Nogueira
Este espetáculo integra a programação da RTCP
© DR
Isto não é para Gente, é para Besta!
20 min.
público-alvo m/12 anos
Criação e interpretação Magda
Composição musical e apoio à criação Miguel F
Desenho de luz Francisco Campos
Desenho de som João Coutada
Técnico de luz e operação Renato Marinho
Figurinos Magda e Margarida Magalhães
Apoio à investigação Arminda Santos
Apoio às residências artísticas Instável - Centro Coreográfico, Sekoia Artes Performativas e deVIR/CAPa
Coprodução Instável - Centro Coreográfico, Teatro Municipal do Porto
Apoio Fundação GDA
Este espetáculo integra a programação da RTCP
© Miguel F
Informações Adicionais
Conversa pós-espetáculos moderada pela jornalista Catarina Machado
Preços