Promotor
Centro Artes Espectáculo de Viseu, Assoc. Cult. Pedag.
Sinopse
Eu dominei os sonhos. Sonho o que quero. Vivo o que quero.
«Nunca soube o seu nome. Julgo que era russo, mas não tenho a certeza. Conheci-o em Paris, num Chartier gorduroso de Boul’Mich, nos meus tempos de estudante falido de Medicina. Era um espírito original e interessantíssimo; tinha opiniões bizarras, ideias estranhas — como estranhas eram as suas palavras, extravagantes os seus gestos. Aquele homem parecia--me um mistério. Não me enganava, soube-o mais tarde: era um homem feliz. Não estou divagando: era um homem inteiramente feliz — tão feliz que nada lhe pode aniquilar a sua felicidade. Eu costumo dizer, até, aos meus amigos que o facto mais singular da minha vida é ter conhecido um homem feliz.»
MÁRIO DE SÁ CARNEIRO, “O Homem dos Sonhos”
O libreto desta ópera é escrito pelo compositor António Chagas Rosa a partir do conto homónimo “O homem dos sonhos”, de Mário de Sá-Carneiro, escrito em 1913, em Paris. A ópera constrói-se em sete cenas, sempre intercaladas por interlúdios instrumentais e foi escrita para um soprano com uma poderosa expressão dramática, o “alter-ego” do poeta que encarnará o próprio homem dos sonhos, um barítono - o narrador (poeta) e um ensemble instrumental de dez músicos. Com uma temática sempre visionária e intemporal pelo que tem de evasivo e por resumir por um lado a eterna insatisfação humana e a sua continua obsessão em transcender os seus limites. Por outro lado, o fascínio premonitório e estruturante do próprio sonho, já que é ele afinal que modela e guia o ser humano na sua marcha existencial, enquanto sociedade global e enquanto indivíduo.
Ficha Artística
Música e libreto António Chagas Rosa ·
Direção musical Jan Wierzba ·
Encenação Miguel Loureiro ·
Figurinos João Telmo ·
Cenografia André Guedes ·
Desenho de luz Daniel Worm ·
Intérpretes Ensemble MPMP, Catarina Molder (Soprano) - Homem dos Sonhos, Christian Luján (Barítono) - Narrador
Coprodução Ópera do Castelo, Cine-Teatro Avenida, Teatro Viriato, Teatro Municipal da Guarda e São Luiz Teatro Municipal ·
Agradecimentos Museu Nacional de Arte Antiga ·
© DR
Mecenas Caixa Cultura